Tudo o que você precisa saber sobre a emissão da nota fiscal com sistema ERP

7 de dezembro de 2022

A Nota Fiscal Eletrônica é um documento digital que substitui a Nota Fiscal em papel, sendo importante para padronizar as informações fiscais e facilitar a fiscalização dos órgãos públicos por ficar arquivada eletronicamente.

Assim, a substituição da NF em papel pela NF-e torna mais confiável, principalmente para o controle fiscalizatório, pois permite acesso a qualquer momento do documento que está guardado digitalmente, assim, diminuindo a sonegação e aumentando a arrecadação. 

Nesse sentido, a NF-e deve ser emitida por um sistema emissor fiscal, que consiste em programas denominados ERPs que auxiliam o empresário na manutenção de seu negócio e organizam diversas atividades de forma a facilitar o dia a dia do seu negócio.

A nota para ter validade, precisa de uma assinatura digital do emitente e ser transmitida, antes da circulação da mercadoria, para a Sefaz do seu estado, que valida e autoriza seu uso.

Desta forma, este conteúdo tem por objetivo ajudar os empresários a conhecer a emissão da NF-e pela ERP, bem como informar sobre a importância, facilidade e confiabilidade dos programas ERPs. Confira!

O QUE SÃO OS PROGRAMAS ERPs E PARA QUE SERVEM?

Inicialmente, ERP significa planejamento de recursos empresariais, é um software que auxilia na administração de toda a empresa, oferecendo suporte à automação e aos processos de finanças, recursos humanos, produção e muito mais.

O Sistema ERP foi projetado para gerenciar Notas Fiscais Eletrônicas de forma automatizada e dinâmica, tornando possível integrar várias etapas do fluxo de trabalho operacional de, vendas, estoque, cálculo automático de tributos e impostos, etc.

Assim, para emitir uma NF-e será necessário um software ERP que permite a criação das notas. São muitas as possibilidades desses programas no mercado, e sempre existe também a possibilidade de emitir a nota pelo SEFAZ.

É preciso analisar bem e garantir um programa ERP adequado para a sua empresa, com as funcionalidades que você necessita para, assim, ter a emissão de NF-e que você precisa. Lembrando que as mais utilizadas são, além da NF-e, a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e), Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e). 

Logo, a Nota Fiscal Eletrônica traz diversos benefícios, como colocado anteriormente, além disso, proporciona a vantagem da economia de despesas com papel e com fácil acesso aos documentos fiscais, alguns sistemas, por exemplo, enviam o recibo provisório por e-mail.

E, ainda, um sistema de gestão proporciona o cadastro de contatos e serviços; cálculo automático de impostos; emissão e envio de boletos; controle financeiro e emissão de notas a partir de ordens de serviço e pedidos.

Algo importante em apontar é que a maioria dos programas de emissão de nota emitem também um relatório fiscal, onde será possível analisar todos os detalhes fiscais do seu negócio, bem como todas as notas emitidas pela sua empresa até informações gerenciais essenciais para sua rotina. 

Portanto, os sistemas ERP de emissão de NF-e tem o objetivo de atender a demanda de empreendedores e empresas de qualquer porte ou segmento, com customização e adaptação às necessidades do seu negócio! 

DÚVIDAS SOBRE O ASSUNTO? FALE COM A GENTE!

Leu o artigo e ainda tem dúvidas sobre a emissão da NF-e com o sistema ERP? Entre em contato com a Álamo Assessoria e Consultoria Contábil e Financeira.

Para mais notícias e informações, se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades.

Compartilhe este artigo!

Leia também…

TRIBUTOS

TRIBUTOS

Principais tributos pagos pelas empresas e o impacto na saúde financeira do negócio

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *