Holding empresarial é um tipo especial de sociedade empresarial. Importante destacar que elaboramos um artigo sobre os tipos de sociedade existentes no Brasil e falaremos nesse artigo especificamente sobre as holding.
Assim, a holding empresarial é uma sociedade que tem participação nas ações de outra empresa, ela controla e gerencia uma companhia, este modelo de empresa vem crescendo cada vez mais no Brasil.
Logo, a tradução da palavra “holding” significa controlar, manter, guardar, tendo como principais objetivos a blindagem patrimonial e planejamento sucessório. Assim, as holdings são instituídas pela Lei das Sociedades Anônimas (Lei n° 6.404/76).
COMO FUNCIONA UMA HOLDING?
Basicamente uma holding funciona como uma empresa que possui a maioria das ações de outras empresas e que detém o controle de sua administração e políticas empresariais. Exerce sua atividade como sócia, acionista, administrador, entre outras.
Nesse sentido, as empresas holdings exercem várias funções, dentre elas temos as principais que são:
- Manter majoritariamente ações de outras empresas;
- Ter o poder de controle;
- Ter grande mobilidade;
- Não necessitar operar comercialmente e não deve operar industrialmente; e
- Manter minoritariamente ações de outras empresas com a finalidade de investimento.
Para entender melhor, um bom exemplo de holding empresarial é o Grupo Silvio Santos, que controla mais de 40 empresas (entre elas o SBT e as Lojas do Baú da Felicidades). O mesmo podemos dizer das organizações Globo, que têm o controle de empresas dos mais variados setores.
QUAIS OS TIPOS DE HOLDING EMPRESARIAL?
Dentre as holdings empresariais, existe a classificação dos tipos existente, vejamos os tipos de holdings:
Holding empresarial pura: Este tipo de holding tem como objetivo participar do capital de outras companhias, é apenas uma controladora.
Holding empresarial mista: Já este tipo participa do capital de outras sociedades, podendo exercer algumas atividades empresariais, por questões administrativas e fiscais, é o tipo mais usado, prestando serviços civis ou eventualmente comerciais, mas nunca industriais.
Holding empresarial patrimonial: Tem como objetivo preparar e cuidar da herança dos sucessores de alguém. Seu foco é no proprietário desses bens.
Holding empresarial administrativa: Este tipo de holding empresarial tem como objetivo melhorar e otimizar o controle de uma organização, é constituída para a tomada de decisões e oferece uma administração profissional.
Holding empresarial controle: A holding empresarial de controle tem foco no controle societário de uma ou mais companhias, assegurando a gestão de cada uma delas.
Holding empresarial participação: Tem participação minoritária para atender interesses considerados particulares.
Holding empresarial familiar: A holding empresarial familiar tem o objetivo de controlar o patrimônio de uma ou mais pessoas da família.
QUAIS AS VANTAGENS EM SE CRIAR UMA HOLDING?
Separamos alguns benefícios importantes de criar uma holding, confira a seguir as vantagens:
- Assegurar a unidade e o controle, bem como a organização de um grupo internacional de empresas;
- Equilibrar as políticas de crescimento interno ou externo; e
- Benefícios fiscais;
- Operação de grande escala: A holding empresarial pode aproveitar vantagens de descontos, tendo base na quantidade de itens comprados, além das melhores condições de crédito;
- Riscos evitados: Se as holdings subsidiárias realizarem negócios considerados arriscados e falharem, a holding empresarial não será afetada, pois ambas operam como unidades separadas.
Entretanto, apesar das vantagens para se criar uma empresa holding, antes de abrir uma, é essencial avaliar os riscos e as desvantagens, fazer um bom planejamento e verificar seus objetivos para elaborá-la.
DÚVIDAS SOBRE O ASSUNTO? FALE COM A GENTE!
Leu o artigo e ainda tem dúvidas sobre holding empresarial? Entre em contato com a Álamo Assessoria e Consultoria Contábil e Financeira.
Para mais notícias e informações, se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades.
0 comentários