Conheça o Programa “Brasil Mais”, destinado ao Micro e Pequeno Empresário

3 de agosto de 2022

O Ministério da Economia junto com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), desenvolveram e mantêm os processos em relação ao Programa Brasil Mais.

O programa Brasil Mais é uma iniciativa que visa oferecer às empresas soluções para melhorar a gestão, inovar processos e reduzir desperdícios. A pretensão do Programa é gerar consequências positivas no aumento do faturamento, para gastar menos e faturar mais.

O Decreto nº 10.246/2020 criou o Programa Brasil Mais e estabelece sobre o comitê de orientações e estratégias do referido Programa. Segundo o Decreto, o Programa é destinado a elevar os níveis de produtividade e de eficiência nas empresas brasileiras por meio de ações.

Nesse sentido, o Programa Brasil Mais é destinado às micro, pequenas e médias empresas, nos setores da indústria, comércio ou serviços e que possuem interesse em inovar os produtos, serviços e processos de forma sustentável e tecnológica.

Um ponto importante é sobre o Comitê de Orientação Estratégica do Programa Brasil Mais, este comitê é formado pelo seguintes órgãos e entidades: Ministério da Economia, que o coordenará; Ministério de Minas e Energia; Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações;

É composto, ainda, pela ABDI; Senai; Sebrae; BNDES; e Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial – Embrapii.

QUAIS OS OBJETIVOS DO PROGRAMA?

Segundo o Decreto do Programa Brasil Mais, são objetivos do programa:

  1. O desenvolvimento e a aplicação de técnicas destinadas ao aumento da produtividade e da eficiência no processo produtivo em empresas de diferentes segmentos no território nacional;
  2. O desenvolvimento e a aplicação de ferramentas e soluções tecnológicas de monitoramento da produtividade e da eficiência no processo produtivo; e
  3. A promoção da cultura de aperfeiçoamento contínuo no processo produtivo das empresas brasileiras.

A Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia atua como coordenadora do programa, sendo responsável por:

  1. Exercer a gestão estratégica do Programa Brasil Mais;
  2. Editar as normas complementares necessárias à implementação do Programa;
  3. Coordenar as instituições envolvidas, conforme os eixos temáticos do Programa;
  4. Articular e estabelecer acordos e parcerias com entidades públicas e privadas, com colaboração ou participação na execução do Programa; e
  5. Avaliar periodicamente os resultados e sugerir ajustes para aprimorar o desempenho da aplicação das metodologias de melhoria contínua.

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI atua na gestão operacional, tendo como objetivo dentro do programa:

prestar o apoio operacional e técnico ao Coordenador do Programa Brasil Mais;

  1. Contratar a prestação de serviços técnicos;
  2. Promover a gestão dos contratos de consultoria prestada às empresas beneficiárias do Programa Brasil Mais;
  3. Monitorar a execução dos atendimentos;
  4. Receber os dados dos atendimentos, sistematizar os resultados e encaminhar ao Coordenador do Programa Brasil Mais as informações necessárias ao planejamento, à implementação, ao controle, à avaliação e ao aperfeiçoamento do Programa; e
  5. Viabilizar a transparência dos resultados alcançados pelo Programa Brasil Mais à sociedade, inclusive por meio de plataformas digitais.

COMO FUNCIONA O PROGRAMA BRASIL MAIS?

Inicialmente, existem duas formas de participação no Programa Brasil Mais, para os empresários de micro e ou de pequena empresa que possuem interesse em participar possuem três formas: Produtividade, Transformação Digital e Smart Factory.

O empresário deve escolher em qual participar, se optar pela frente Produtividade, será conduzido por uma jornada para inovar buscando maior faturamento ou redução de custos, podendo também receber consultorias especializadas para apoiá-lo nesse desafio.

Se optar pela frente Transformação Digital, sua jornada terá como foco a implantação de uma ferramenta digital para otimizar ainda mais os processos na sua empresa. Nessa frente você ainda receberá um apoio de até R$ 2 mil para contratar a ferramenta escolhida.

Por fim, se optar pelo atendimento Smart Factory participará de uma seleção de projetos de tecnologias 4.0 de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D+I), para aplicação posterior em processos industriais de MPME’s.

Nesse sentido, é permitido participar de uma modalidade por vez,n sendo que depois de finalizada a jornada de uma frente, você poderá participar da outra frente.

Para mais, o acompanhamento das frentes é feito pelos Agente Local de Inovação, totalmente gratuito, assim, como a participação nas reuniões individuais e oficinas coletivas são gratuitos, 100% subsidiados pelo Sebrae.

Para as consultorias especializadas opcionais pode ser cobrado um valor do empreendedor. Na Transformação Digital, se o valor da ferramenta for maior que R$ 2 mil, a diferença deverá ser arcada pela empresa.

Portanto, para se inscrever e ter acesso a mais informações importantes sobre o processo utilizado pelo Brasil Mais, é necessário acessar o portal do Programa Brasil Mais, através do endereço eletrônico: https://brasilmais.economia.gov.br/.

DÚVIDAS SOBRE O ASSUNTO? FALE COM A GENTE!

Leu o artigo e ainda tem dúvidas sobre o Programa Brasil Mais? Entre em contato com a Álamo Assessoria e Consultoria Contábil e Financeira.

Para mais notícias e informações, se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades.

Compartilhe este artigo!

Leia também…

TRIBUTOS

TRIBUTOS

Principais tributos pagos pelas empresas e o impacto na saúde financeira do negócio

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *