5 Passos para Abrir uma Empresa sem Complicação

28 de setembro de 2021

Quer abrir sua empresa mas não sabe por onde começar? Entenda o passo a passo da maneira mais simples.

O primeiro quadrimestre de 2021 fechou com o total 1.392.758 empresas abertas no Brasil, o que representa um aumento de 17,3% em relação ao último quadrimestre de 2020, além de aumento de 32,5% quando comparado com o primeiro quadrimestre de 2020, segundo o Mapa de Empresas do Ministério da Economia.

Esses dados apontam para um grande fato: o brasileiro possui espírito empreendedor e aposta suas fichas no desenvolvimento de empresas, ainda que de pequeno porte, como alternativa para gerar renda.

Apesar disso, esses empreendedores esbarram com o grande obstáculo que é a dificuldade em lidar com os procedimentos de abertura dessas empresas, o que acabam por desistir antes mesmo de inaugurar o novo empreendimento.

Para ajudar nessa tarefa, preparamos 5 passos para guiar você nessas etapas da abertura de uma empresa. Confira!

1º PASSO: MONTE O PLANO DE NEGÓCIOS

O plano de negócios é o documento elaborado com a finalidade de se fazer um planejamento da nova empresa que virá. Nele deve conter todas as informações necessárias, seja para abrir a empresa ou para executar as atividades, quando já estiver em funcionamento.

Dessa forma, um bom plano de negócios deve conter as seguintes informações:

  1. Área de atuação;
  2. Objetivos;
  3. Recursos;
  4. Relação de fornecedores;
  5. Estudos de mercado;
  6. Plano de marketing;
  7. Plano operacional;
  8. Plano financeiro;
  9. Análises estratégicas;

Essas informações vão nortear o funcionamento da empresa, além de oferecer subsídios sobre o planejamento a curto, médio e longo prazo. Um bom plano de negócios deve ser um verdadeiro manual para a abertura e execução das atividades empresariais.

2º PASSO: CONTRATE UM CONTADOR

O próximo passo é contratar um Contador para auxiliar em todas as etapas da abertura, como os documentos necessários, órgãos, contrato social e todas as demandas necessárias para a formalização do novo empreendimento.

O Contador é indispensável nesses processos, pois ele é o profissional habilitado e especializado definir fatores como regime tributário, além de apontar a modalidade de empresa ideal para o seu plano de negócios, de acordo com o faturamento previsto, por exemplo:

  1. MEI: Faturamento anual de até R$81 mil;
  2. ME: Faturamento anual de até R$360 mil;
  3. EPP: Faturamento anual de R$ 360 mil até R$4.8 milhões;
  4. Médio Porte: Faturamento anual de R$4,8 até R$300 milhões;
  5. Grande Porte: Faturamento anual acima de R$300 milhões;

Também é o Contador que vai auxiliar na gestão da sua empresa, como o planejamento tributário e financeiro, extremamente úteis para a saúde da empresa, visto que esses planejamentos evitam perdas e prejuízos ao logo dos trabalhos, além de contribuir para a criação do Contrato Social.

3º PASSO: REGISTRE SUA EMPRESA

Com o plano de negócios em mãos e com o auxílio do Contador, a próxima etapa é registrar a empresa na Junta Comercial estadual e municipal. Para fazer isso, você deve portar alguns documentos, veja:

  1. Contrato social;
  2. Requerimento Padrão;
  3. Cópia do RG e CPF do empreendedor e dos sócios;
  4. Cópia do comprovante de endereço do empreendedor e dos sócios;
  5. Cópia espelho IPTU onde será sediada a empresa;
  6. Contrato de locação do imóvel sede ou escritura se for próprio;
  7. FCN (Ficha de Cadastro Nacional);
  8. Pagamento das taxas;

Importante destacar que alguns estados e municípios podem exigir outros documentos, além de taxas para realização do serviço, o que deve ser verificado junto ao seu Contador, antes de realizar o procedimento.

4º PASSO: PROVIDENCIE LICENÇAS E ALVARÁS

O momento de inauguração está chegando mas, para isso, é necessário obter as licenças junto à prefeitura da sua cidade e demais órgãos a depender das atividades econômicas, para que seu estabelecimento comercial funcione de acordo com as regras comerciais locais.

O Alvará de Funcionamento é o documento principal para que o estabelecimento possa abrir. Porém, dependendo das atividades desempenhadas, outras licenças também serão indispensáveis, como: Licença Ambiental, Sanitária, Alvará do Corpo de Bombeiros de cumprimento das normas de segurança inscrição em Conselhos de Classe específicos, Autorização de Funcionamento, Certificado de Regularidade Técnica, etc.

5º PASSO: COMECE OS TRABALHOS!

Com tudo pronto, é hora de colocar a mão na massa! É importante ter em mente que apesar de oferecer muitas oportunidades de desenvolvimento financeiro e profissional, empreender exige muita dedicação, trabalho e cuidado.

Realizar uma boa gestão da sua empresa, envolverá diversos fatores e muito planejamento, além do atendimento das normas empresariais do país, o que pode evitar muita dor de cabeça no futuro.

Além disso, contar com o auxílio de profissionais capacitados é uma excelente estratégia para enfrentar os desafios de empreender e gerar lucratividade e crescimento.

DÚVIDAS SOBRE O ASSUNTO? FALE COM A GENTE!

Leu o artigo e ainda tem dúvidas sobre como abrir uma empresa? Entre em contato com a Álamo Assessoria e Consultoria Contábil e Financeira.

Para mais notícias e informações, se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades.

Compartilhe este artigo!

Leia também…

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *