Profissional contábil

31 de março de 2023

ENTENDA A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE E O SEU DEVER COM A SOCIEDADE

O profissional contábil, da mesma forma que todos os profissionais de outras áreas, deve exercer suas atividades de forma transparente e ética, bem como sempre prezar por seguir regras e normas vigentes no país.

A ética profissional é um dos pilares mais importantes para o exercício profissional, pois são as condutas que devem ser praticadas em qualquer profissão, tendo como objetivo respeitar os semelhantes em suas carreiras, o bom relacionamento de profissionais, a fim de resgatar a dignidade humana.

Nesse sentido, quando o profissional da contabilidade age de forma antiética e de má-fé, sua conduta gera consequências negativas tanto para classe profissional, como também aos olhos perante a sociedade, a falta de reconhecimento profissional.

Diante desse cenário, preparamos este artigo para enfatizar a importância da conduta ética e transparente dos profissionais contábeis diante do exercício da profissão, bem como perante o seu dever com a sociedade.

O DEVER DO PROFISSIONAL CONTÁBIL SEGUNDO O CÓDIGO DE CONDUTA

O Código de Ética Profissional do Contador, regido pela NBC PG 01, foi elaborado para fixar a conduta do contador, quando no exercício da sua atividade e nos assuntos relacionados à profissão e à classe.

Assim, alguns dos deveres do contador é: exercer a profissão com zelo, diligência, honestidade e capacidade técnica, observando as Normas Brasileiras de Contabilidade e a legislação vigente, resguardando o interesse público, os interesses de seus clientes ou empregadores.

Comunicar, desde logo, ao cliente ou ao empregador, em documento reservado, eventual circunstância adversa que possa gerar riscos e ameaças ou influir na decisão daqueles que são usuários dos relatórios e serviços contábeis como um todo.

Despender os esforços necessários e se munir de documentos e informações para inteirar-se de todas as circunstâncias, antes de emitir opinião sobre qualquer caso.

Além dos deveres, o contador no desempenho de suas funções é vedado: iludir ou tentar iludir a boa-fé de cliente, empregador ou de terceiros, alterando ou deturpando o exato teor de documentos, inclusive eletrônicos, e fornecer falsas informações ou elaborar peças contábeis inidôneas.

Ainda, revelar negociação confidenciada pelo cliente ou empregador para acordo ou transação que, comprovadamente, tenha tido conhecimento, ressalvados os casos previstos em lei ou quando solicitado por autoridades competentes e exercer a profissão contábil com negligência, imperícia ou imprudência, tendo violado direitos ou causado prejuízos a outrem.

A RELAÇÃO DO PROFISSIONAL CONTÁBIL COM A SOCIEDADE

Como já explanado, os deveres e as proibições estão estabelecidos no Código de Ética Profissional do Contador, regido pela NBC PG 01, em que são condutas sérias e idôneas para o reconhecimento profissional perante a sociedade também.

Assim, o Conselho Federal de Contabilidade – CFC e o Conselho Regional de Contabilidade de cada estado – CRC são os responsáveis por fiscalizar e acionar os órgãos competentes em casos de atuação ilegais dos profissionais contábeis.

O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP coloca que: 

A responsabilidade do profissional da contabilidade reside, em boa parte, na competência e na transparência que dá ao seu trabalho. Dessa forma, se conquista e expande a confiança dos clientes, o respeito e admiração de seus pares, além do reconhecimento profissional perante a sociedade, por meio de sua seriedade e idoneidade. Mas, indivíduos mal-intencionados buscam obter ganhos financeiros e pessoais, de maneira ilícita, às custas da reputação da profissão contábil.

O CRCSP cita uma pesquisa realizada no estado, que em 2022 foram recebidas 306 denúncias, referentes a irregularidades no exercício da profissão, retenção de documentos e irregularidades em escriturações contábeis, se somaram na apuração de 63 outras denúncias relatadas em 2021, resultando em 369 denúncias.

No mesmo ano, foram realizadas 9.557 ações de fiscalização, que resultaram na emissão de 1.531 autuações por flagrante de atuação irregular. Esses números revelam a importância do papel das entidades regulatórias e também da participação da população em denunciar.

Desta forma, é importante avaliar bem antes de contratar um profissional contábil e prezar por profissionais reconhecidos, principalmente pela sociedade no local em que atua.

DÚVIDAS SOBRE O ASSUNTO? FALE COM A GENTE!

Leu o artigo e ainda tem dúvidas sobre o profissional contábil e seu dever com a sociedade? Entre em contato com a Álamo Assessoria e Consultoria Contábil e Financeira.

Para mais notícias e informações, se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades.  

Compartilhe este artigo!

Leia também…

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *