ENTENDA COMO FUNCIONA CONTABILIDADE PARA PROFISSIONAIS AUTÔNOMOS E LIBERAIS

3 de março de 2023

As categorias de profissionais autônomos e liberais cresceram significativamente nos últimos anos, devido principalmente a crise econômica que aumentou o desemprego, logo, trabalhar por conta própria é uma saída para ter uma renda. 

Profissionais liberais e autônomos representam boa parcela da população economicamente ativa no Brasil. Essa quantidade tende a aumentar, pois muitas pessoas buscam liberdade, flexibilidade de horários, ausência de subordinação e possibilidade de trabalho remoto.

Os profissionais autônomos e liberais, apesar de possuírem uma característica semelhante, qual seja, a de dirigir o seu próprio negócio, atuam sozinhos, um dia de trabalho perdido interfere no orçamento mensal, entretanto, tratam-se de profissionais com atuações diferentes. 

Assim, de um lado o profissional autônomo atua sem vínculo empregatício, não precisa ter formação na área em que atua. Exemplos: eletricistas, pedreiro, pintores etc.

Já o profissional liberal pode ter vínculo empregatício ou não com terceiros, deve ter formação acadêmica em sua área, em alguns casos, devido à formação, o liberal só pode atuar se estiver registrado no conselho de sua classe (OAB, CREA, CRM etc.).

Nesse sentido, para atuação como autônomo ou liberal é necessário planejamento, organização e suporte, principalmente para a área financeira, assim, um apoio de um profissional da contabilidade pode ajudar nos procedimentos contábeis.

Desta forma, preparamos esse conteúdo em forma de artigo para você entender a importância de um profissional especializado contábil para autônomos e liberais, bem como entender como funciona essa atuação.

COMO A CONTABILIDADE AUXILIA PROFISSIONAIS LIBERAIS E AUTÔNOMOS

Trabalhar por conta própria é um desafio, organizar o dinheiro, tempo e planejamento são essenciais para o desenvolvimento de sua carreira. Contar com o suporte qualificado dos contadores desde o início é essencial.

As principais dificuldades do profissional autônomo e do profissional liberal é quanto às obrigações fiscais e contábeis, por essa razão um contador é tão importante para esses profissionais.

Sabemos que um profissional que atua como CLT, o empregador é o responsável pelo recolhimento dos tributos. Mas o profissional liberal é diferente, ele quem responde por essas obrigações, arcando com o Imposto de Renda de Pessoa Física ou Jurídica, INSS, ISS e PIS.

Outro ponto é que os serviços prestados precisam ser devidamente escriturados e detalhados na declaração do IR para evitar prejuízos com multas e outras questões. Os profissionais liberais podem atuar como Pessoas Físicas ou Pessoas Jurídicas, assim, os tributos variam.

Já a contabilidade para os autônomos, que também precisam recolher impostos sobre sua prestação de serviços, quando os serviços são prestados para Pessoa Jurídica o imposto é cobrado sobre a fonte pagadora. 

Quando é para Pessoas Físicas, os tributos precisam ser pagos no IR das Pessoas Físicas.  O autônomo também precisa contribuir com o INSS e ISS. Caso o profissional seja uma pessoa jurídica, também existe o pagamento de impostos, como Cofins, PIS e CSLL. 

Nesse sentido, os profissionais liberais e autônomos podem querer cuidar da área contábil por conta própria, contudo, sem o conhecimento contábil adequado, o profissional pode acabar tendo problemas, pela complexidade e burocracia das obrigações contábeis. 

Desta forma, contar com o apoio de uma contabilidade especializada é um diferencial para o sucesso do empreendimento.

DÚVIDAS SOBRE O ASSUNTO? FALE COM A GENTE!

Leu o artigo e ainda tem dúvidas sobre a importância da contabilidade para profissionais liberais e autônomos? Entre em contato com a Álamo Assessoria e Consultoria Contábil e Financeira.

Para mais notícias e informações, se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades.

Compartilhe este artigo!

Leia também…

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *