A questão da inflação é um assunto que está sempre em pauta entre os brasileiros, para os consumidores, ela é uma verdadeira inimiga, em razão do aumento de preço dos produtos e serviços. Porém, para investidores financeiros, ela é uma grande amiga, pois a alta da inflação quase sempre significa ganhos.
Especialistas do mercado financeiro afirmam que nos últimos tempos a inflação esteve em grande crescimento e continua subindo a cada mês, conforme previsão do IPCA e diante disso, o aumento das taxas de juros encarece os empréstimos e desacelera a economia.
Assim, nesse atual cenário gera preocupações e incertezas, pois o aumento constante do preço dos principais produtos consumidos pelos brasileiros atinge de forma significativa a sua vida, o seu trabalho, o seu consumo e o seu investimento.
Mas, afinal, quais as medidas necessárias para cuidar do seu dinheiro em tempos de inflação em alta? Elaboramos este conteúdo para orientar você a como proteger seu dinheiro e manter as contas em dia e a conta positiva. Confira!
MANTENHA A CALMA NESTE MOMENTO
Primeiramente, é necessário manter a calma e paciência neste momento de alta na inflação em nosso país, pois em tempos de crise econômica, o desespero e o pânico são os maiores inimigos e podem levar às tomadas de decisões erradas.
Essa medida deve ser adotada em caso e em seu negócio, para tomarem decisões certas e planejadas, assim, se evita gastos desnecessários, preserva o seu dinheiro e evita também cometer erros com o dinheiro fazendo movimentos repentinos ou emocionais.
FAZER UM PLANEJAMENTO PARA QUITAR AS DÍVIDAS
Algo que não podemos evitar são as dívidas, principalmente as permanentes que são pagas mensalmente, mesmo com a crise econômica, as contas continuam chegando, assim, é importante elaborar uma estratégia que dê para pagar as despesas e não afetar tanto o status financeiro.
Especialistas em finanças pessoais consideram dois métodos necessários para quitar dívidas, o primeiro consiste em ordenar as dívidas da menor para a maior, a ideia é pagar o mínimo de todos os meses, deste modo, colocar todo o dinheiro extra que tiver na menor dívida.
Quando essa dívida for quitada, você passa para a segunda menor, sem esquecer de fazer os pagamentos mínimos das demais. O segundo método consiste em ordenar as dívidas daquela que tem a maior taxa de juros para a que tem a menor.
Depois de fazer os pagamentos mínimos de todas as dívidas, você usa o dinheiro remanescente para pagar a dívida que tem os juros mais altos, e assim por diante até chegar à dívida de juros mais baixos.
Há outras alternativas também para consolidar as dívidas, como por exemplo, juntar todas e começar a pagar um único empréstimo, no qual todas as dívidas de uma vez são pagas. Mas essa alternativa deve ser bem analisada, deve calcular corretamente para que os juros desse empréstimo não sejam muito altos e ficar com uma dívida maior do que antes.
NÃO SE ESQUEÇA DE POUPAR
Quitar as dívidas em atraso é necessário, entretanto, guardar uma porcentagem do dinheiro e manter sua conta positiva também precisa ser feito, uma economia que os especialistas recomendam para, principalmente, quando surge uma emergência.
Existem diferentes tipos de economias e poupanças. As economias de curto prazo são usadas para cobrir gastos imediato, trata-se de uma economia específica para um determinado fim desde o início.
Outro tipo de economia é o chamado “fundo de emergência”, os especialistas recomendam que esse fundo seja equivalente a três ou seis vezes o seu salário mensal, pois é um seguro pessoal caso você perca o emprego ou tenha que enfrentar um gasto inesperado com saúde.
Por fim, caso a inflação esteja muito alta, a recomendação é buscar opções de baixo risco para evitar a desvalorização das poupanças. O objetivo é que você deposite seus fundos por um período de tempo e receba o rendimento.
Para uma aplicação no banco ou arriscar na bolsa, é preciso ficar atento às taxas e quaisquer outros custos associados que possam incorrer.
DÚVIDAS SOBRE O ASSUNTO? FALE COM A GENTE!
Leu o artigo e ainda tem dúvidas sobre como cuidar do seu dinheiro em momento de inflação alta? Entre em contato com a Álamo Assessoria e Consultoria Contábil e Financeira.
Para mais notícias e informações, se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades.
0 comentários