O PRONAMPE é o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, instituído pela Lei nº 13.999/2020, criado pelo Ministério da Economia que visa o desenvolvimento e o fortalecimento dos pequenos negócios, devido, principalmente, aos grandes impactos trazidos pela pandemia.
O financiamento pode ser utilizado para investimentos, para adquirir máquinas, realizar reformas na empresa e para o capital de giro: pagamento de salário dos funcionários, pagamento de contas como água, luz e aluguel.
Inicialmente o programa seria provisório, contudo, a Lei nº 14.161/2021 que alterou a lei principal tornou o PRONAMPE permanente. As empresas que podem solicitar a linha de crédito do programa são:
- Microempresas;
- Empresas de Pequeno Porte;
- MEI;
- Profissionais liberais.
Nesse sentido, o PRONAMPE para este ano de 2022 já pode ser solicitado, desde o dia 25 de julho. Os interessados podem solicitar a linha de crédito para o seu negócio através das instituições financeiras, quais sejam:
- Banco do Brasil;
- BANCOOB (SICOOB);
- BADESUL; BASA;
- BDMG; BNB;
- Caixa Econômica Federal;
- Itaú Unibanco; e SICRED.
Estes bancos estão habilitados ao programa para os empresários contratarem crédito para o apoio à atividade empresarial. Importante mencionar que o SEBRAE servirá de apoio, oferecendo assistência e ferramentas de gestão às microempresas destinatárias da linha de crédito.
COMO FUNCIONA O PRONAMPE?
Primeiramente, a linha de crédito concedida no âmbito do PRONAMPE, segundo a lei, funciona da seguinte maneira: corresponderá a até 30% da receita bruta anual calculada com base no ano anterior ao da criação do programa, ou seja, do ano de 2019.
Nos casos de empresas que tenham menos de 1 ano de funcionamento, hipótese em que o limite do empréstimo corresponderá a até 50% do capital ou a até 30% de 12 vezes a média da receita bruta mensal apurada no período, desde o início de suas atividades, o que for mais vantajoso.
Para mais, o limite de crédito é de até R$180 mil para microempresas e R$1,4 milhão para empresas de pequeno porte. A estimativa é que o PRONAMPE 2022 garanta até 50 bilhões de reais em operações de crédito para as micro e pequenas empresas, incluindo os MEIs.
E por fim, o pagamento ao empresário do valor pode ser dividido em até 48 parcelas. A taxa de juro anual máxima será igual à taxa Selic (atualmente em 13,75% ao ano), acrescida de 6% e o prazo para começar a pagar o empréstimo aumentou para 11 meses.
DÚVIDAS SOBRE O ASSUNTO? FALE COM A GENTE!
Leu o artigo e ainda tem dúvidas sobre PRONAMPE? Entre em contato com a Álamo Assessoria e Consultoria Contábil e Financeira.
Para mais notícias e informações, se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades.
0 comentários