Veja alguns benefícios, poucos conhecidos, que o MEI oferece
O Microempreendedor Individual é uma pessoa jurídica que busca a formalização dos profissionais autônomos, com uma abertura sem complicações que muitos trabalhadores informais buscam regulamentar as suas atividades.
Para ser registrado como MEI, a atividade de atuação do profissional precisa estar na lista oficial da categoria, já que foi criado com o objetivo de regularizar a situação de profissionais informais.
Logo, o Governo Federal disponibiliza um site oficial que através dele você tem acesso a várias informações e serviços disponíveis para quem é MEI. Assim, tem informações sobre como se tornar um MEI, orientações antes de abrir uma Microempresa, as ocupações que são permitidas, bem como os direitos e obrigações do MEI.
Ademais, é necessário conhecer algumas obrigações importantes que ao se formalizar você passa a ter, de acordo com as informações do Governo Federal, vejamos:
- MEIs têm que pagar uma contribuição mensal (DAS);
- Emitir NF quando realizar negócios com pessoas jurídicas (para negócios realizados com PF, a emissão de NF é opcional, com algumas exceções);
- Preencher um Relatório Mensal;
- Guardar notas fiscais de compra e venda por 5 anos;
- Enviar uma Declaração de Faturamento Anual;
- Outras obrigações como limite de compra e pagamento de diferença de alíquota.
CONHEÇA 4 BENEFÍCIOS QUE O MEI TEM DIREITO
1. Regularização sem burocracia:
O jeito mais simples de ter um CNPJ é abrir uma MEI, a regularização é totalmente sem burocracia, visto que o próprio empresário pode formalizar sua atividade facilmente, assim, basta preencher um cadastro no Portal do Empreendedor, disponível no site “Empresas & Negócios” do Governo. Todo o processo de formalização é gratuito, o processo é bem simples e não é necessário pagar para abrir um Microempreendedor Individual.
A emissão do CNPJ e do Alvará de Funcionamento não têm custo. Vale lembrar que o MEI não é obrigado a se filiar em nenhuma associação ou sindicato para obter os benefícios do programa.
2. Cobertura previdenciária:
Uma das maiores vantagens do MEI é a cobertura previdenciária, desta forma, tem direito a benefícios como:
- salário-maternidade;
- aposentadoria: por idade; por invalidez.
- auxílio-doença;
- auxílio-reclusão;
- pensão por morte (para a família).
Porém, para ter direito a esses benefícios, é preciso estar em dia com a contribuição mensal, que são as guias do DAS, visto que o tempo que o MEI permanecer sem realizar os pagamentos não será considerado para o INSS, e ter o número mínimo de contribuição que pode variar para a aposentadoria.
Lembrando que todos os valores recolhidos para o INSS são considerados, assim, o MEI que já realizou contribuições antes de abrir sua empresa terá os valores somados com os valores contribuídos através do DAS.
3. Acesso a serviços bancários:
Ao se tornar MEI, o empresário conta com uma série de benefícios bancários indiretos, você pode ter acesso a diversas soluções financeiras que ajudam sua empresa a crescer:
- Conta corrente de pessoa jurídica, onde você pode movimentar o dinheiro do seu negócio;
- Máquinas de débito e crédito, para facilitar a venda de produtos ou prestação de serviços;
- Antecipação de recebíveis, onde você recebe à vista os valores vendidos no crédito;
- Cartão de crédito ou débito empresarial;
- Crédito para comprar mercadorias, insumos ou matérias-primas;
- Crédito para comprar máquinas, equipamentos, móveis ou utensílios de produção;
- Crédito para ampliar o negócio;
- Crédito para comprar veículo;
- Seguros para proteger seu negócio ou sua família;
- Investimentos.
O Governo criou o Programa Soluções Financeiras para o seu Negócio (CRED+), Com o CRED+, o acesso a estas soluções ficou mais simples. O Programa possibilita que o empreendedor encaminhe a solicitação de produtos e serviços financeiros para as instituições financeiras credenciadas de forma eletrônica.
4. Emissão de nota fiscal e possibilidade de venda para o governo e instituições públicas:
A partir do registro no MEI, é possível emitir nota fiscal de venda, uma grande vantagem que possibilita vender produtos ou prestar serviços para outras empresas, que só podem realizar pagamentos mediante a apresentação de uma nota fiscal.
Outro benefício, pouco conhecido, é a possibilidade de participar de uma licitação pública, para vender seu produto, prestar serviço para o governo ou instituições públicas. Ter um CNPJ ajuda na negociação com fornecedores, o empresário consegue comprar diretamente do fabricante, tendo acesso a um preço mais baixo e diminuindo seu custo de produção.
DÚVIDAS SOBRE O ASSUNTO? FALE COM A GENTE!
Leu o artigo e ainda tem dúvidas sobre os benefícios que o MEI tem direito? Entre em contato com a Álamo Assessoria e Consultoria Contábil e Financeira.
Para mais notícias e informações, se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades.
0 comentários