Entenda a função de uma assessoria contábil na retomada da economia como suporte necessário para esse momento de transformação.
Há quase dois anos o Brasil e o mundo enfrentam um momento socioeconômico delicado, ocasionado pela pandemia do Covid19, causa de grandes crises sanitárias, econômicas e sociais, com sérios reflexos para o mundo empresarial, que passa por momentos de grandes desafios e mudanças.
Desta forma, manter a organização e planejamento estratégico para enfrentar as incertezas trazidas é de extrema importância às pessoas jurídicas que se encontram em um cenário de inflação e juros em alta, incertezas políticas e fiscais, além de outros riscos.
A expectativa é que a retomada da economia aconteça, ainda que de forma gradual, de modo que as micro, pequenas, médias e grandes empresas estabeleçam o fluxo de crescimento novamente, contribuindo para a geração de renda, empregos e melhora nos índices.
Para isso, o suporte dos profissionais contábeis é indispensável, que atuará como guia para empresários, capaz de encontrar oportunidades e soluções práticas e viáveis, orientando o mercado pelos caminhos mais seguros.
QUAL O PAPEL DESEMPENHADO PELO CONTADOR NESTE CENÁRIO?
Os profissionais de contabilidade, principalmente neste momento pós-pandemia, têm um papel de destaque na gestão empresarial, pois, a partir de um planejamento estratégico especializado, ele atua na redução de riscos, além de trabalhar com estratégias societárias, tributárias, trabalhistas, financeiras e de gestão.
A assessoria contábil é um investimento para a segurança dos ativos de uma empresa, pois, além de poder executar tarefas exclusivas, o contador tem a especialização necessária para lidar com a legislação fiscal, tributária, trabalhista e previdenciária, o que permite abordar os obstáculos com mais inteligência e melhores resultados.
Além disso, o profissional dispõe de ferramentas tecnológicas adequadas para executar tarefas gerenciais da empresa, o que facilita e otimiza todo o fluxo de trabalho da equipe, trazendo mais economia de recursos e maior rentabilidade.
Assim, de maneira sistemática, o contador pode atuar nas seguintes tarefas dentro de uma empresa:
- Planejamento para adequação às exigências fiscais;
- Identificação e correção de possíveis disfunções;
- Monitorar ferramentas públicas de fomento;
- Propor modelos de gestão mais eficientes;
- Auxiliar gestores na tomada de decisões;
QUAIS MUDANÇAS PODEM SER IMPLEMENTADAS PELO CONTADOR NESSA NOVA FASE?
O novo período exige novos arranjos de trabalho e gestão, pois é importante compreender que o mundo empresarial, assim como diversas outras áreas socioeconômicas, já não são mais como eram antes.
Portanto, a atuação do contador deve levar em consideração todas as mudanças trazidas pelo período pós-pandemia, para que seu trabalho caminhe de acordo com novas regras, novas tecnologias e novas práticas mercadológicas. Assim, podemos listar pontos consideráveis para a nova gestão contábil, sendo eles:
- Incorporação do home office;
- Redução da jornada de trabalho;
- Novas leis trabalhistas, previdenciárias, fiscais e tributárias;
- Uso massivo de novos sistemas e tecnologias;
- Alterações e suspensões de prazos fiscais e tributários;
- Incentivos fiscais e de créditos;
A assessoria contábil exerce um papel muito mais abrangente do que se imagina, que deve ser levada em consideração em todos os setores de uma empresa e que assume grande importância para os novos arranjos econômicos do país.
DÚVIDAS SOBRE O ASSUNTO? FALE COM A GENTE!
Leu o artigo e ainda tem dúvidas sobre o papel do contador na crise econômica? Entre em contato com a Álamo Assessoria e Consultoria Contábil e Financeira.
Para mais notícias e informações, se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades.
0 comentários