4 Maiores Desafios na Gestão Contábil de Empresas

26 de agosto de 2021

Listamos os principais desafios na hora de realizar a gestão contábil de uma empresa e como supera-los.

A rotina contábil de uma empresa apresenta muitos aspectos desafiadores, em razão da complexidade, alta demanda de funções e regras fiscais e tributárias, além da especialidade que a tarefa exige.

É importante ficar atento às demandas contábeis, uma vez que elas podem influenciar em todos os outros setores da empresa, trazendo prejuízos altíssimos para o negócio, quando não é bem executada.

O que ocorre é que, na grande maioria das vezes os gestores se veem em situações delicadas e difíceis, nas quais não se consegue encontrar soluções, o que aponta para a necessidade de uma gestão contábil alinhada.

Nós sabemos que a missão de empreender no Brasil não é fácil, mas com um bom planejamento contábil, isso pode ser atenuado e os desafios podem sim ser superados para benefício do empreendimento.

E quais desafios são esses? Preparamos uma lista com os 4 principais desafios para você identificar e solucionar no seu negócio. Confira!

1 – CONTROLE DA FOLHA DE PAGAMENTOS

Ao contrário do que se imagina a maioria, a folha de pagamentos não se refere apenas ao pagamento de salários, ela também engloba todas as atividades remuneratórias geradas pelo departamento pessoal, estando diretamente ligada a lucratividade da empresa e cumprimento de obrigações fiscais, tributárias e trabalhistas.

Dessa forma, a folha de pagamentos deve ser encarada como um dos itens mais importantes da contabilidade de uma empresa. Por isso, é importante que todas as informações sejam sempre conferidas e atualizadas, pois basta uma informação ausente para causar problemas, principalmente quando se trata de micro e pequenas empresas.

Para auxiliar nessa tarefa, a solução é contar com uma plataforma de gestão completa, que auxilie sua empresa e minimiza a possibilidade de erros.

2 – FISCALIZAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA

O fluxo de caixa é a ferramenta que monitora a movimentação de entradas e saídas do caixa de uma empresa, em determinado período, sendo fundamental para uma gestão contábil eficiente.

Para que o fluxo de caixa seja bem monitorado e evite problemas, é fundamental que as informações disponíveis permitam visualizar a fundo a realidade das movimentações. Se há retirada ou entrada sem anotação, a gestão fica comprometida e as dificuldades em controlar o capital de giro vão surgir.

A boa notícia é que hoje em dia existem plataformas de gestão integrada, que auxilia neste processo com agilidade e praticidade todo o panorama do seu negócio. 

3 – PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

O planejamento tributário de uma empresa vai muito além da tarefa de pagar os impostos em dias e, se não feito corretamente, os prejuízos são previsíveis, afetando a saúde financeira do negócio.

Por isso é tão importante contar com uma solução atualizada e desenvolvida para gerir de forma eficiente essa questão, sobretudo diante das mudanças fiscais e tributárias que o país vem sofrendo nos últimos anos.

Se a empresa mantém informações desencontradas, desatualizadas e erradas, é difícil esperar que a gestão contábil consiga adotar ações assertivas.

Assim, além de apontar o regime tributário correto, organizar as obrigações exigidas e assegurar a empresa contra possíveis fraudes, é possível ainda reduzir custos e impostos de forma legal.

O uso de uma plataforma de gestão eficiente e confiável também vai auxiliar sua empresa nessa missão, além de apontar o regime tributário correto, a plataforma ainda pode organizar as obrigações exigidas, assegurar a proteção do negócio contra possíveis fraudes.

4 – CENTRALIZAÇÃO DAS DEMANDAS CONTÁBEIS

Não é raro os empresários que optam por gerenciar as próprias demandas contábeis e tributárias, o que não é ilegal, mas pode ser bastante comprometedor. 

Isso acontece nas situações em que os gestores não possuem conhecimento e prática contábil e tributária o suficiente para entender as melhores ferramentas e estratégias a serem tomadas.

O resultado disso pode ser desastroso para o negócio:

  1. Regimes tributários inadequados;
  2. Sobrecarga de impostos;
  3. Ausência de dados importantes;
  4. Atrasos e falhas na transmissão de obrigações;

Por isso, centralizar as atividades contábeis da empresa nas mãos do próprio gestor é um desafio gigantesco para muitos, sendo que a grande maioria, ao final, não consegue atender a todas as demandas.

Mas isso é bastante comum, por isso a terceirização dessas tarefas para escritórios contábeis é uma solução infalível, pois, além de garantir a conformidade com as regras contábeis e tributárias, o gestor da empresa terá uma preocupação a menos, diante de tantas responsabilidades.

DÚVIDAS SOBRE O ASSUNTO? FALE COM A GENTE!

Leu o artigo e ainda tem dúvidas sobre os desafios encontrados na gestão contábil da sua empresa? Entre em contato com a Álamo Assessoria e Consultoria Contábil e Financeira.

Para mais notícias e informações, se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades.

Compartilhe este artigo!

Leia também…

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *