Entenda o que são as Demonstrações Contábeis

11 de junho de 2021

Conheça as características dos principais relatórios que sua empresa deve apresentar

O bom desempenho de uma empresa é um fator que deve sempre ser acompanhado por todos os interessados, tais como usuários, gestores, investidores, acionistas, até mesmo o governo. As Demonstrações Contábeis são as ferramentas voltadas para essa averiguação, uma vez que oferecem parâmetros para a tomada de decisões gerenciais, que podem mudar os rumos da empresa. 

Assim, as Demonstrações Contábeis são relatórios de desempenho, que reúnem as informações necessárias para a prestação de contas de um negócio, os quais medem fatores como desenvolvimento financeiros, fluxo de bens, ativos e passivos devidos, entre outros.

A Lei n° 6.404/76, que trata sobre as sociedades por ações, prevê que a divulgação destes demonstrativos é obrigatória para empresas de sociedade por ações, sendo que a divulgação é necessária aos envolvidos direta ou indiretamente com a empresa.

A partir das informações apresentadas pelas Demonstrações Contábeis, é possível notar o modelo de gestão contábil, financeira e patrimonial de uma empresa, o que pode servir como parâmetro para administradores e investidores, por exemplo. 

Há diversos tipos de demonstrações consideradas obrigatórias, a depender da modalidade de sociedade, contudo, entre as principais estão: 

  1. Balanço Patrimonial (BP);
  2. Demonstração do Resultado do Exercício (DRE);
  3. Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL);
  4. Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados (DLPA);
  5. Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC);
  6. Demonstração do Valor Adicionado (DVA);
  7. Demonstração do Resultado Abrangente (DRA);
  8. Notas Explicativas.

BALANÇO PATRIMONIAL (BP)

O Balanço Patrimonial é  resumo das operações e registros contábeis ao longo de um determinado período, com a finalidade de apresentar o quadro  financeiro e patrimonial de uma empresa.

A legislação aponta o Balanço Patrimonial como uma demonstração formada pelo ativo, pelo passivo e pelo patrimônio líquido. Ou seja, os bens e direitos, as obrigações que requerem ativos para liquidação, bem como os recursos próprios da empresa, respectivamente.

Assim, a relação de ativos e passivos possibilita o entendimento da liquidez e dos recursos financeiros de uma empresa, pois, caso haja passivo maior que ativo, é possível concluir que essa organização terá dificuldades em cumprir obrigações como dívidas, por exemplo. Caso contrário, verifica-se uma situação positiva.

Essa demonstração deve ser realizada, pelo menos, uma vez ao ano ou, dependendo do tipo de empresa, trimestralmente, o que não descarta a possibilidade de balanços mensais, que possibilitam avaliar as variações ocorridas durante o ano.

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO (DRE)

A Demonstração do Resultado do Exercício é uma das demonstrações mais importantes, pois, oferece um relatório mais completo e modo simplificado, no qual é possível verificar, anual ou mensalmente, os lucros ou prejuízos da empresa.

Esta demonstração contábil possui a finalidade de comprovar o resultado líquido do exercício, através da comparação de custos, despesas e receitas de determinado período, a qual pode ser elaborada anualmente para divulgação, mensalmente para fins administrativos e trimestralmente para fins fiscais, a depender do regime adotado.

Além disso, a partir da análise desses resultados, podemos extrair os índices econômicos financeiros (através do Balanço Patrimonial):

  1. Receita líquida;
  2. Margem bruta;
  3. Margem de contribuição;
  4. EBITDA;
  5. Resultado operacional;
  6. Resultado Líquido.

DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES  DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO (DMPL)

A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido é o relatório que apresenta as movimentações de contas do patrimônio líquido em um determinado período, bem como a formação e utilização de capital não derivado do lucro.

Trata-se da demonstração que aponta as movimentações  e mostra a origem e o destino dos recursos durante o exercício, nas contas componentes e o fluxo de uma conta para outra, indicando a origem de cada acréscimo no Patrimônio Líquido.

De maneira geral, ela permite o acompanhamento, pela administração de uma empresa, da evolução patrimonial, além de monitorar a influência deste patrimônio no mercado, o que pode ser usado para definir estratégias de crescimento diante do mercado.

DEMONSTRAÇÃO DE LUCROS E PREJUÍZOS ACUMULADOS (DLPA)

Por sua vez, a Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados é a ferramenta que realiza a averiguação dos lucros e prejuízos da empresa, a qual demonstra a destinação do lucro líquido e a quantidade de impostos pagos, relacionados a ele.

Com foco na transparência, ela apresenta a relação de impostos pagos pela empresa, com base no lucro. Assim, geralmente, essa demonstração é realizada por último, ao final do ano, uma vez que os dados deste relatório podem ser extraídos do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício. 

A partir da integração destes relatórios, essa demonstração representa ações de reinvestimento do capital e tem como propósito expor a distribuição do resultado do exercício, o que também pode auxiliar na tomada de decisões da empresa, tais como: aumento de capital, pagamento de dívidas, reserva de lucro, etc.

DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA (DFC)

Uma das mais comuns nas empresas, a Demonstração dos Fluxos de Caixa é essencial para o controle financeiro, uma vez que realizada toda a gestão de entrada e saída monetária, realizado por regime de caixa, ou seja, apenas aparecem valores efetivamente recebidos ou pagos.

Assim, essa demonstração apresenta os fluxos de entrada e saída, bem como suas destinações, como, por exemplo, investimentos de baixo risco e liquidez imediata, em um determinado período. 

Ela se relaciona, principalmente, ao controle financeiro das empresas, uma vez que compreende o fluxo monetário, que retrata da maneira mais próxima da realidade das empresas, demonstrando a real condução dos recursos de uma organização. 

Essa análise permite que investidores e credores avaliem a capacidade de uma instituição gerar futuros fluxos líquidos positivos de caixa, pagar dividendos, retornar empréstimos e honrar seus compromissos.

DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO (DVA)

A Demonstração do Valor Adicionado apresenta a geração de riqueza durante um período, bem como o modo como ela foi distribuída. Assim, ela demonstra detalhes da distribuição de riquezas de uma empresa entre os setores interessados, tais como colaboradores, fornecedores, agentes financiadores, acionistas e governo.

Essa demonstração substitui a antiga Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos (DOAR)  e possui a finalidade é evidenciar, para as partes interessadas, como a riqueza do empreendimento aumentou ou diminuiu ao longo do tempo. 

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO ABRANGENTE (DRA)

A Demonstração do Resultado Abrangente é o relatório que aponta resultados da organização empresarial que foram contabilizados no patrimônio líquido, decorrente de transações e outros eventos não originados dos sócios, exceto aquelas resultantes de investimentos e distribuições.

Assim, ela tem o objetivo de atualizar a divisão entre o que é patrimônio da empresa e o que é de seus sócios, sendo útil para que investidores entendam a fundo a situação da empresa que pretende investir.

Com a adequada divisão dos bens de sócios e empresa, o investidor pode analisar a real situação financeira da empresa, de modo a projetar os possíveis lucros. A Demonstração do Resultado Abrangente traz informações cruciais na hora de avaliar a saúde financeira do negócio, como o desempenho e fluxo de caixa a todos os interessados.

NOTAS EXPLICATIVAS

As Notas Explicativas são um relatório complementar aos anteriores, que detalha as composições das contas e os critérios adotados na preparação das demonstrações contábeis.

A lei 6.404/1976, em seu art. 176, determina que as demonstrações contábeis deverão ser acompanhadas de notas, para o melhor entendimento da situação patrimonial e dos resultados da empresa, o que as inclui entre as demonstrações obrigatórias.

Assim, essa demonstração busca apresentar informações sobre a base de preparação dos demais relatórios, bem como divulgar as informações exigidas pelas práticas contábeis adotadas, que não estejam apresentadas em nenhuma outra parte das demonstrações financeiras, mas consideradas importantes.

A importância essencial da produção e apresentação das demonstrações contábeis, periodicamente, é facilitar o acesso às informações das empresas, o que pode atrair mais investimentos, auxiliar na tomada de decisões, facilidade para obtenção de crédito no mercado, previne problemas, além de funcionarem como verdadeiras provas da confiabilidade do negócio.

E agora, você também acha importante a apresentação das demonstrações contábeis da sua empresa? O auxílio especializado de um profissional contábil é indispensável para a estruturar e apresentar esses relatórios.

Ainda tem dúvidas sobre demonstrações contábeis para sua empresa? Entre em contato conosco!

Para mais notícias e informações, se inscreva na newsletter da Álamo Assessoria e Consultoria Contábil e Financeira, e fique por dentro das últimas novidades.

Compartilhe este artigo!

Leia também…

TRIBUTOS

TRIBUTOS

Principais tributos pagos pelas empresas e o impacto na saúde financeira do negócio

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *